É preciso dar clareza na história, entender as razões pelas quais você quer contá-la e para quem, de uma maneira que inspire o seu público.
Todos nós contamos histórias desde o início dos tempos – tanto que os cientistas descobriram que nossos cérebros são programados para ensinar, aprender e lembrar por meio de histórias.
Cientificamente, a razão pela qual histórias bem contadas são tão impactantes é que o ato de ouvir ativa as mesmas partes do cérebro que seriam ativadas se estivéssemos vivendo a história em tempo real.
O storytelling , palavra em inglês que significa “contar história”, se popularizou em diversos setores por representar uma forma eficiente – e quase artística – de elaborar textos inspiradores.
No marketing, o storytelling fornece um caminho para se conectar aos consumidores como nenhum outro. As marcas têm o poder de compartilhar e vender seus valores e personalidade de uma forma que se parece menos com publicidade e mais com um esforço conjunto para fortalecer os relacionamentos com os clientes.
As narrativas da marca ajudam a formar percepções. A forma como as pessoas falam e a forma como uma marca se apresenta influenciam as principais métricas, como consideração de compra e fidelidade à marca.
Afinal, as histórias também são uma ferramenta de aprendizado inigualável, por meio das quais podemos compartilhar conhecimento, dar dicas, informar, convencer e inspirar.
Embora os autores de storytellings convincentes usem a conexão humana para transmitir uma ideia ou mensagem-chave – a ciência é apenas uma parte da equação.
A criatividade é outra, e vem do próprio narrador, seja ele uma empresa, um executivo ou um autor.
Qual é a sua perspectiva única sobre a situação? O que você considera crucial? Qual é a lição que você quer passar adiante?
Basta pensar em como dois livros seriam opostos se cada um fosse escrito na perspectiva de uma pessoa diferente.
- Para contar histórias que importam, você precisa trazer sua perspectiva pessoal e única;.
- É preciso encontrar clareza na história que você deseja compartilhar;
- Explore a motivação por trás da inspiração;
- Aprenda a moldar o texto para inspirar;.
- Estabelecer métricas para mensurar resultados.
Cada pessoa tem uma história para contar que pode inspirar mudanças.
Mas cabe a você decidir que história quer contar. Pode ser tão pequeno quanto fazer uma postagem nas mídias sociais para incentivar o público a fazer compras.
Ou na hora de procurar o candidato perfeito para a vaga em aberto. Ou para levar awareness para as pessoas sobre a qualidade dos seus produtos e da sua empresa.
Para decidir quais histórias contar, você precisa primeiro entender todo o escopo de seu poder como contador de histórias, abrir-se para novas abordagens e definir suas intenções para os resultados que espera alcançar compartilhando suas histórias.